segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O caso da SATA...

Este foi um dos maiores golpes perpetrados contra os Açores pela actual administração regional. Mais de 20 milhões de euros serão gastos desnecessariamente, a que acresce uma soma não quantificada de gastos a mais com combustíveis e poluição que serão desbaratados sem razão. As explicações que foram dadas simplesmente ofendem a inteligência açoriana e fazem perceber que estamos a ser roubados e que alguém vai lucrar com isso às nossas custas.

Quando ainda no tempo da direcção de Antonio Cansado se começou a estudar as hipóteses que havia para renovar a sua frota de aviões, a SATA, e muito bem, resolveu contratar os serviços de consultoria da mais reputada universidade do mundo em termos aeronáuticos: a Universidade de Cranfield, no Reino Unido.

Tanto quanto se sabe, representantes da universidade tiveram a oportunidade de observar os dois aviões a operar nos Açores durante os voos de demonstração - quer a Bombardier quer a ATR - e elaboraram um estudo sobre a melhor solução para os Açores.

Curiosamente, em vez de apresentar o estudo dessa reputada entidade quando anunciou a compra dos aviões da Bombardier - que são mais caros, mais poluidores e menos versáteis que os concorrentes da ATR - a SATA, com o patrocínio do Governo Regional, pareceu fingir que ele nunca existiu. E o que nos apresentou, e está no site da empresa, é um autêntico atentado à inteligência de qualquer pessoa e lançou um manto de suspeição sobre os Açores nos meios aeronáuticos internacionais.

Porque terá a SATA utilizado um texto com uma justificação tão frágil quando teria em sua posse o estudo de uma das mais reputadas entidades mundiais em aeronáutica, que facilmente calaria qualquer crítico?

A verdade é que o estudo desapareceu e António Cansado foi despedido porque alguém com mais força no Governo quis que a SATA comprasse os aviões da Bombardier, mesmo obrigando a que os açorianos continuem a ter de pagar somas astronómicas para poderem viajar entre as ilhas.

Além dos custos exagerados que cada avião vai ter, quer na compra quer na operação e na manutenção, até vão ser precisas obras na pista do Corvo. Quando uma análise ao relatório e contas de 2007 do Grupo SATA provam que o Q400 vai ser demasiado grande para os Açores.

Esta é uma mancha sobre a actuação do Governo e o MPT exige clarificação. Mas também demonstra a péssima qualidade das diversas oposições, que não souberam, por incapacidade própria e inércia, desmascarar o que se estava a passar nas nossas costas. Os açorianos não precisam de deputados destes, os açorianos precisam de ser defendidos.

Para uma oposição a sério, os açorianos neste momento só têm uma opção: o Partido da Terra é um partido sem medo!

Link para a justificação da SATA

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